Ela e eu (6)

Como eu havia previsto, aqui estamos nós, com um sexto capítulo da minha história com Maria Bethânia.

Foi assim: em agosto de 2016, recebi um e-mail informando que Bia Lessa estava preparando um livro de fotos de Bethânia e que ela pretendia incluir fotos minhas na edição. O volume seria uma espécie de fotobiografia da cantora, com imagens de vários momentos de sua história.

Fiquei, é claro, muito empolgada com a possibilidade de participar dessa homenagem! Mandei as fotos que me pediram, com as informações sobre as circunstâncias em que elas foram feitas. Depois assinei um termo de autorização para a publicação e pronto: só me restava esperar!

Em dezembro, a primeira imagem do livro apareceu no facebook da autora, Bia Lessa, e acendeu a curiosidade de todos… Mas foi só em janeiro que as livrarias finalmente colocaram à venda essa preciosidade:

(foto emprestada do facebook de Bia Lessa)

São mais de 350 páginas, com textos de Darcy Ribeiro, Josevanda Mendonça Franco, Maria Lúcia Monte e Jorge Mautner e muitas, muitas, muitas fotos!

Entre elas, estão três feitas por mim. Duas delas já tinham aparecido no cd e no dvd. São essas:

A terceira foto incluída foi tirada no Canecão, em 2005, numa das vezes em que fui assistir ao show “Tempo tempo tempo tempo” e eu costumo chamá-la de “Topografia de Bethânia”:

Gosto muito desa foto e fiquei feliz demais em vê-la no livro!

A edição inclui muitas fotos de fãs e algumas de fotógrafos profissionais. Há muitas fotos de Thereza Eugênia, fotos icônicas de Bethânia que muitas vezes foram publicadas sem crédito, e agora finalmente estão identificadas no livro, fazendo justiça a uma fotógrafa de muitos momentos importantes da carreira de Bethânia. Uma ausência para lamentar é a das fotos de Marisa Alvarez de Lima, publicadas no esgotadíssimo livro Maria Bethânia, de 1981. Certamente a falta se deve a alguma impossibilidade de acordo editorial, mas é uma pena.

Enfim, ver meu nome ali, entre tanta gente boa, foi uma alegria enorme, sabendo que de alguma maneira ajudei a contar, em fotos, a história de Maria Bethânia. Um orgulho pra carregar pela vida toda.

Para terminar, quero dizer que quase coloquei no título desse post, depois do número 6, a anotação de que seria o capítulo final. Decidi, entretanto, não considerar que minha história com Bethânia esteja encerrada. Quem sabe o que o futuro nos reserva? 🙂 Vamos esperar que haja novos capítulos, mas por enquanto é só!

  16 comments

  1. Monica Lopes Beltrame   •  

    Parabéns Ana! Suas fotos realmente são belíssimas.

  2. Isaias Zuza Junior   •  

    E por falar em história não encerrada, lembrei de Maria Bethânia cantando:

    “Você verá que é mesmo assim
    Que a história não tem fim…”

  3. Lenah N Leal   •  

    Ana Oliveira, suas fotos são impressionantes como Bethânia ! Você mereceu !

  4. Claudio   •  

    A Ana… que beleza seus relatos e a circunstancia de cada um deles. Bem que faz em não encerrar aqui esta série.
    Torcendo para novos encontros e seus compartilhamentos deliciosos.
    Clap, clap, clap, clap pra vocês duas.

    • psiulandia   •     Author

      Obrigadinha, Claudio! E torça pra ter mais capítulos! 🙂

  5. Lorena Brito   •  

    Grande, Ana!!! Claro que essa história não acaba aqui. Muitos e muitos capítulos ainda virão. Mnatenha sua cãmera sempre preparada. Suas fotos são preciosas. Parabéns!

  6. Raimunda Batista   •  

    Show Ana show!

  7. Eduardo   •  

    Espero – e torço – que venham muitos outros capítulos! E de preferência com essas fotos extraordinárias!

    • psiulandia   •     Author

      Obrigada, Eduardo! Bom ver você por aqui!

  8. Jessica Lima   •  

    Ana os relatos são maravilhosos! Essa história não acaba aqui, está só começando… Câmera na mão e nos presenteie com mais registros “topográficos” com seu olhar fotográfico carregado de poesia, como você sabe bem fazer. Bjs.

    • psiulandia   •     Author

      Obrigada, Jessica! Torça pra gente ter mais capítulos! E obrigada!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *